Só mais um site Brasil Energia

Refino

Refinarias no limite

Capacidade de refino do Brasil está entre as maiores do mundo mas não atenderá crescimento da demanda

Capacidade de refino do Brasil está entre as maiores do mundo mas não atenderá crescimento da demanda

Leia mais...

Potencial para cinco novas refinarias

Estudo da EPE aponta a viabilidade de cinco novas refinarias no Nordeste, a região foi escolhida porque é a que apresenta o maior déficit na oferta de…

Estudo da EPE aponta a viabilidade de cinco novas refinarias no Nordeste, a região foi escolhida porque é a que apresenta o maior déficit na oferta de derivados

Leia mais...

SIX

Os óleos combustíveis obtidos a partir do xisto são de alta fluidez e elevada facilidade de manuseio, o que resulta em menores custos operacionais na…

Os óleos combustíveis obtidos a partir do xisto são de alta fluidez e elevada facilidade de manuseio, o que resulta em menores custos operacionais na queima, sendo ideal para regiões que possuem clima mais frio. O óleo combustível é destinado às indústrias, o gás atende a uma empresa do setor de cerâmica e a nafta vai para a Repar, em Araucária (PR), para a geração de combustíveis na refinaria.

Leia mais...

RPCC

A refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC), instalada no Polo Industrial de Guamaré (RN), tem capacidade de processar 37 mil barris/dia. Os principais…

A refinaria Potiguar Clara Camarão (RPCC), instalada no Polo Industrial de Guamaré (RN), tem capacidade de processar 37 mil barris/dia. Os principais produtos gerados são: diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica.

Leia mais...

RPBC

Primeira refinaria de grande porte construída pela Petrobras, a RPBC - Presidente Bernardes foi inaugurada em 1955 e hoje é responsável por cerca de…

Primeira refinaria de grande porte construída pela Petrobras, a RPBC - Presidente Bernardes foi inaugurada em 1955 e hoje é responsável por cerca de 8% do fornecimento de derivados ao mercado brasileiro. Possui alta capacidade de conversão, produzindo combustíveis de grande valor de mercado e padrão internacional.

Leia mais...

Rnest

A mais nova refinaria em operação no país, no município de Ipojuca (PE), a Rnest (Refinaria Abreu e Lima) iniciou o primeiro conjunto de unidades…

A mais nova refinaria em operação no país, no município de Ipojuca (PE), a Rnest (Refinaria Abreu e Lima) iniciou o primeiro conjunto de unidades (Trem I) em 2014. Construída com equipamentos mais modernos e com o maior nível de automação do parque de refino nacional, a unidade compõe o Complexo Industrial Portuário de Suape, e apresenta a maior taxa de conversão de petróleo cru em diesel (70%).

Leia mais...

Rlam

Atualmente a refinaria possui capacidade para processar 323 mil barris/dia e são refinados 31 variedades de produtos.

Atualmente a refinaria possui capacidade para processar 323 mil barris/dia e são refinados 31 variedades de produtos.

Leia mais...

RPR

Pioneira na indústria nacional, a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) completou 81 anos em 2018. Localizada na cidade de Rio Grande (RS), foi…

Pioneira na indústria nacional, a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) completou 81 anos em 2018. Localizada na cidade de Rio Grande (RS), foi intalada em 1937 por um grupo de empresários uruguaios interessados em ter uma refinaria no sul do país, com fácil ligação com o porto, com a linha férrea e com acesso rodoviário.

Leia mais...

Refit

Criada em 1954 no Rio de Janeiro, a antiga Refinaria de Manguinhos encontra-se, desde 2017, sob nova marca: Refit. Uma das refinarias privadas do…

Criada em 1954 no Rio de Janeiro, a antiga Refinaria de Manguinhos encontra-se, desde 2017, sob nova marca: Refit. Uma das refinarias privadas do Brasil, a Refit sobreviveu todos esses anos ao lado da Petrobras na produção de derivados. Inicialmente adquiria petróleo leve importado para gerar os seus produtos e depois, nos anos 2000, passou a comprar também da própria Petrobras.

Leia mais...

Replan

A refinaria de Paulínia (Replan) é a maior da Petrobras em capacidade de processamento de petróleo: 434 mil barris/ dia ou 69 mil m³/dia. Esse volume…

A refinaria de Paulínia (Replan) é a maior da Petrobras em capacidade de processamento de petróleo: 434 mil barris/ dia ou 69 mil m³/dia. Esse volume equivale a aproximadamente 20% de todo o refino de petróleo no país. O óleo processado na unidade é oriundo, em quase a sua totalidade, da camada do pré-sal da Bacia de Santos

Leia mais...

Revap

Com capacidade de processamento de 252.000 barris/dia, a Refinaria Henrique Lage (Revap) é responsável por aproximadamente 14% da produção nacional de…

Com capacidade de processamento de 252.000 barris/dia, a Refinaria Henrique Lage (Revap) é responsável por aproximadamente 14% da produção nacional de derivados de petróleo. A unidade processa 100% petróleo nacional, além de operar em um mix de 80% a 90% de petróleo nacional e o restante de petróleo importado. É a terceira maior refinaria do Brasil.

Leia mais...

Repar

Com capacidade de processamento de 207 mil barris/ dia, a refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), inaugurada em 1977 e localizada no município de…

Com capacidade de processamento de 207 mil barris/ dia, a refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), inaugurada em 1977 e localizada no município de Araucária (PR), é responsável por cerca de 12% da produção nacional de derivados.

Leia mais...

Reman

Única refinaria instalada do Norte do país, a Reman - Refinaria Isaac Sabbá foi inaugurada em 1957, em Manaus (AM). Possui capacidade de processamento…

Única refinaria instalada do Norte do país, a Reman - Refinaria Isaac Sabbá foi inaugurada em 1957, em Manaus (AM). Possui capacidade de processamento de 46 mil barris/dia e interliga-se com três portos de recebimento e entrega de derivados operados pela Transpetro.

Leia mais...

Regap

Única refinaria instalada em Minas Gerais, na cidade de Betim, a Regap - Refinaria Gabriel Passos - atende grande parte do mercado mineiro e também o…

Única refinaria instalada em Minas Gerais, na cidade de Betim, a Regap - Refinaria Gabriel Passos - atende grande parte do mercado mineiro e também o estado do Espírito Santo. Com capacidade de processamento de 166 mil barris/dia de petróleo, a unidade foi transformada em uma refinaria completa em 1970, com unidades de destilação atmosférica e parque de tanques

Leia mais...

Refap

A Refap é uma das mais antigas refinarias da Petrobras com capacidade de processamento, desde 2010, de 220 mil barris/dia de petróleo. Toda sua…

A Refap é uma das mais antigas refinarias da Petrobras com capacidade de processamento, desde 2010, de 220 mil barris/dia de petróleo. Toda sua produção atende principalmente o mercado da região Sul do país, com foco na produção de óleo diesel, com baixo teor de enxofre.

Leia mais...

Reduc

Uma das refinarias do país com mais maior capacidade de refino de petróleo, a Reduc (Refinaria Duque de Caxias) atua desde 1961 como peça importante…

Uma das refinarias do país com mais maior capacidade de refino de petróleo, a Reduc (Refinaria Duque de Caxias) atua desde 1961 como peça importante para o segmento downstream brasileiro, se destacando principalmente pela produção de cerca de 80% dos lubrificantes gerados em território nacional.

Leia mais...

Recap

Uma das quatro refinarias instaladas no estado de São Paulo, a Recap - Refinaria de Capuava iniciou suas operações em 1954, um ano após a criação da…

Uma das quatro refinarias instaladas no estado de São Paulo, a Recap - Refinaria de Capuava iniciou suas operações em 1954, um ano após a criação da Petrobras. Possui capacidade para processar cerca de 53 mil barris/dia de petróleo e é responsável pela comercialização de 30% do volume de combustíveis consumidos na região metropolitana da Grande São Paulo.

Leia mais...

Lubnor

Apesar de possuir um volume de processamento de petróleo baixo se comparado a outras refinarias do país, 8 mil barris/dia, a Lubnor se destaca no…

Apesar de possuir um volume de processamento de petróleo baixo se comparado a outras refinarias do país, 8 mil barris/dia, a Lubnor se destaca no cenário de transformação de downstream. Principalmente porque se revela uma das líderes nacionais em produção de asfalto, além de ser a única refinaria brasileira a produzir lubrificantes naftênicos

Leia mais...

Dax Oil

A Dax Oil iniciou sua operação como fabricante de solventes a partir do processamento de nafta em 2005 e, no ano de 2010, entrou no ramo do refino,…

A Dax Oil iniciou sua operação como fabricante de solventes a partir do processamento de nafta em 2005 e, no ano de 2010, entrou no ramo do refino, investindo na produção de óleo diesel para aumentar a competitividade do seu negócio no mercado local

Leia mais...

Comperj

Prometido para ser um gigantesco parque industrial, o Comperj teve as obras de terraplanagem iniciadas em 2008 e, após algumas interrupções,…

Prometido para ser um gigantesco parque industrial, o Comperj teve as obras de terraplanagem iniciadas em 2008 e, após algumas interrupções, encontra-se atualmente em fase de conclusão das obras da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), previstas para terminar em 2020

Leia mais...

Refinar, importar ou exportar?

Como as operações de importação e exportação de petróleo e derivados impactam na balança comercial brasileira, num setor dominado pela Petrobras

Como as operações de importação e exportação de petróleo e derivados impactam na balança comercial brasileira, num setor dominado pela Petrobras

Leia mais...